A música como refúgio e o silêncio como companheiro.

.

Ética e Fezes


Quando o país vai entender que não se cria consciência cidadã e respeito a princípios éticos, simplesmente, através da criação de leis? Temos uma imensidão delas, é sabido. Muitas viciadas em suas origens, com fins escusos e que somente algum tempo depois, vem-se a saber que sua gênese deu-se de forma direcionada e obscura, buscando uma finalidade muito mais particular que pública. Então, mais um escândalo que não dá em nada!

E continua-se acreditando que é, apenas, por força da lei que chegaremos a algum lugar, para alegria de privilegiados e desgraça dos "mal-nascidos", ou seja, aqueles que estão à sorte de seus próprios méritos e com uma centelha de ética em suas mentes.

Não vamos nos estender em questões que já estamos fartos de saber e fazer de conta que não nos atinge, afinal, não temos o poder... Temos sim e somos todos coniventes com as barbáries que nos acometem dia-a-dia, desde o esgoto a céu aberto que infectam crianças inocentes e alimentam os que ficam à margem da linha de dignidade até o esgoto dos gabinetes que só faz gerar mais fezes e, claro, com uma pequena dose de sorte, vão desembocar longe deles.

Tudo está perdido, sim. Desse jeito só resta o caos, porque nada fazemos e somos complacentes demais, incoerentes demais, covardes demais, estúpidos demais, egocêntricos demais. Ah! Para os que são chegados em moda, egocentrismo é a nova tendência no trato público.

Para terminar, uma informação de utilidade pública. Em princípio, achei que se tratava de obra ficcional de algum escritor moderno. Fiquei surpreso ao saber que o texto consiste no Código de Ética do Servidor Público Federal. Pelo menos no papel, já somos primeiro mundo (em se tratando de ética).

Vou salientar apenas um pequeno trecho do alfarrábio para, quem sabe, incitar alguma curiosidade:

XV - É vedado ao servidor público:

a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

A íntegra do código de ética do servidor público pode ser encontrada em:

http://www.uff.br/etica/codigo-servidor.php

Ética já! (não no papel)